Acne, existe um grande vilão?
A ligação entre chocolate e acne é devido ao açúcar, ao leite ou ao cacau no chocolate?
Há um século, “a dieta era comumente usada como tratamento adjuvante para a acne. Durante a década de 1960, no entanto, a conexão dieta-acne caiu em desuso”. Por quê? Por causa de um estudo que supostamente “’ provou ‘ que o chocolate não tinha influência sobre a acne, comparando uma barra de chocolate com uma pseudo barra de chocolate composta por 28% de óleo vegetal hidrogenado, um alimento conhecido por aumentar os marcadores inflamatórios”. Não é de admirar que o chocolate real não tenha ficado tão ruim quando comparado ao chocolate falso puro carregado de gordura trans.
Além disso, em outro estudo, pequenos grupos de estudantes de medicina comeram uma variedade de supostos culpados causadores de acne, e apenas cerca de um terço apareceu. No entanto, não houve grupo controle para comparação. No entanto, esses dois estudos, apesar de suas “grandes falhas de design, foram suficientes para dissociar a dieta da acne na mente da maioria dos dermatologistas.
Os livros didáticos foram revisados para refletir esse novo consenso acadêmico, e os dermatologistas assumiram a posição de que quaisquer murmúrios sobre a associação entre dieta e acne não eram científicos e um dos muitos mitos que cercam essa doença onipresente”.
“Comentários como ‘A associação da dieta com a acne tem sido tradicionalmente relegada à categoria de mito‘ são comuns tanto na literatura médica passada quanto na atual… não relacionados, mas confiam apenas em 2 referências primárias” – esses dois estudos falhos. Portanto, esse “presente consenso na comunidade dermatológica de que dieta e acne não estão relacionados tem pouco ou nenhum apoio factual”.
Mas há motivos para suspeitar que o consumo de chocolate pode ser um problema, como discuto no vídeo O pó de cacau causa acne?.
O sangue foi coletado de indivíduos antes e depois de comerem algumas barras de chocolate ao leite. Parece que o chocolate ao leite “prepara” algumas de suas células de pus para liberar substâncias químicas inflamatórias extras quando você as expõe a bactérias causadoras de acne em uma placa de Petri. “Isso pode de fato representar um dos mecanismos que poderiam explicar os efeitos do chocolate na acne”, mas como sabemos que é o chocolate e não o açúcar ou leite adicionados?
Se você pesquisar adolescentes sobre a gravidade da acne e hábitos alimentares, parece haver um link para o consumo de chocolate, como você pode ver em 2:18 do vídeo, mas essa associação é de pessoas polvilhando cacau em pó em seu smoothie ou comendo chocolate amargo, ou é por causa da adição de açúcar e leite?
Como você pode ver em 2:32, simplesmente cortar alimentos açucarados e grãos refinados pode reduzir pela metade a contagem de espinhas em alguns meses, o que foi significativamente melhor do que o grupo de controle.
Para descobrir se era ou não o açúcar, os pesquisadores deram chocolate ao leite ou jujubas. Se fosse apenas o açúcar, então, presumivelmente, a acne pioraria igualmente em ambos os grupos. Em vez disso, o grupo de chocolate piorou, experimentando uma duplicação de lesões de acne, enquanto não houve mudança no grupo de jujubas, como você pode ver em 2:52 no vídeo. Então, aparentemente, não é apenas o açúcar. Talvez haja algo no chocolate, ou é apenas no chocolate ao leite ?
“Não houve estudos avaliando os efeitos do chocolate puro (feito 100% de cacau) na acne”… até que os pesquisadores randomizaram 57 voluntários com “acne leve a moderada” em três grupos, recebendo barras de chocolate branco, barras de chocolate amargo, ou nenhuma barra de chocolate todos os dias por um mês. O chocolate amargo não era qualquer chocolate amargo; era 100% chocolate, como o chocolate de Baker. Ao contrário do chocolate amargo puro, o chocolate branco é embalado com açúcar e leite. O que aconteceu? De fato, as lesões de acne pioraram no grupo chocolate branco, mas não no chocolate amargo ou nos grupos controle. “De acordo com este estudo, o consumo de chocolate branco, mas não amargo, está associado à exacerbação de lesões de acne”.
Outros estudos, no entanto, mostraram piora da acne no chocolate amargo. Como você pode ver às 3:55 do vídeo, quando os participantes da pesquisa receberam uma única e grande quantidade de chocolate Ghirardelli, eles explodiram em poucos dias. “Foram encontrados aumentos significativos” no número médio total de lesões de acne em apenas quatro dias. O mesmo foi encontrado com o consumo mais crônico de chocolate amargo. Os participantes comeram meia barra de chocolate por dia durante um mês, e o aumento da gravidade da acne foi relatado em duas semanas, como você pode ver, junto com fotos de antes e depois, em 4:11 do vídeo .
Faltou alguma coisa nesses dois estudos? Os indivíduos receberam chocolate todos os dias ou uma grande carga de chocolate, e sua acne piorou. O que esses estudos não incluíram? Os seguidores de longa data do NutritionFacts já devem saber a resposta. Os estudos estavam faltando um grupo de controle.
Se você observar as pesquisas, verá que a maioria das pessoas acredita que o chocolate pode causar acne. Então, se você der às pessoas uma grande quantidade de chocolate, é possível que o estresse e a expectativa de romper contribuam para realmente romper. Para realmente chegar ao fundo disso, você teria que projetar um estudo em que as pessoas recebessem chocolate disfarçado para que você pudesse expô-las ao chocolate sem o conhecimento delas e ver se elas ainda explodiam. Por exemplo, você pode colocar cacau em pó em cápsulas opacas, para que os participantes não saibam se estavam recebendo cacau ou placebo. Isso teria o benefício adicional de eliminar o fator de gordura da manteiga de cacau. Sem leite, sem açúcar, sem gordura – apenas cacau em pó puro em cápsulas versus placebo. Nunca houve tal estudo… até agora.
Um estudo duplo-cego controlado por placebo avaliou o efeito do consumo de chocolate – na verdade, o consumo de cacau em pó – em indivíduos com histórico de acne. Os participantes foram designados para engolir cápsulas cheias de cacau 100% sem açúcar ou um placebo de um pó de gelatina sem sabor e sem açúcar. Curiosamente, “eram necessárias 240 cápsulas para 6 onças de [cacau] em pó”. Então o que aconteceu? Como você pode ver às 5:50 do vídeo , os pesquisadores encontraram o mesmo aumento significativo, a mesma duplicação das lesões de acne em quatro dias, assim como no estudo de Ghirardelli. Então, infelizmente, realmente “parece que em indivíduos propensos a acne… o consumo de chocolate se correlaciona com um aumento na exacerbação da acne”.
Agora, o estudo incluiu apenas homens, que não precisam lidar com mudanças hormonais cíclicas como as mulheres, e é difícil imaginar que, depois de engolir centenas de cápsulas, o verdadeiro grupo do cacau não arrotou o sabor do cacau e percebeu que não estavam no grupo placebo. Mas, o melhor equilíbrio de evidências disponíveis sugere que, se você está incomodado com a acne, pode tentar parar de comer chocolate para ver se seus sintomas melhoram.
PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES
- Embora a dieta fosse um tratamento adjuvante comum para a acne há um século, estudos foram publicados, pretendendo provar que o chocolate não estava associado à acne. O primeiro foi projetado de forma enganosa, colocando uma barra de chocolate contra uma falsa composta por 28% de óleo vegetal hidrogenado, um alimento conhecido por aumentar os marcadores inflamatórios, e outro não tinha grupo de controle para comparação. No entanto, esses dois estudos, apesar de grandes falhas de design, efetivamente dissociaram a dieta da acne na mente da maioria dos dermatologistas.
- O chocolate ao leite, no entanto, parece “preparar” algumas células de pus para liberar substâncias químicas inflamatórias extras quando expostas a bactérias causadoras de acne em uma placa de Petri.
- Para investigar se o próprio chocolate é o culpado e não o açúcar ou leite adicionados, os pesquisadores deram aos participantes chocolate ao leite ou jujubas. O grupo chocolate piorou, dobrando suas lesões de acne, enquanto o grupo jujuba não teve alteração. Assim, o açúcar não parece ser o culpado.
- Os pesquisadores randomizaram pacientes com acne para receber barras de chocolate branco (embaladas com açúcar e leite), barras de chocolate escuro (100%) ou nenhuma barra de chocolate, e descobriram que as lesões de acne pioraram no grupo de chocolate branco, mas não no chocolate amargo ou controle grupos.
- Outros estudos mostraram que o chocolate amargo exacerba a acne, mas eles não tinham um grupo de controle, então simplesmente a expectativa de experimentar um agravamento da acne pelo consumo de chocolate não pode ser descartada.
- Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, os indivíduos receberam cápsulas cheias de cacau 100% sem açúcar ou um placebo de um pó de gelatina sem sabor e sem açúcar. Os pesquisadores encontraram o mesmo aumento significativo nas lesões de acne, então parece que o consumo de chocolate se correlaciona com uma maior exacerbação de espinhas e lesões naqueles propensos a acne.
A VIDA LEVE foi idealizada com o propósito de fornecer serviços especializados adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Propomos um atendimento humanizado, e focado no tratamento individual e único para cada paciente.
Entendemos que cada pessoa é única, e neste contexto priorizamos a história individual, desta forma iremos tratar e auxiliar o paciente em toda a etapa de sua terapia, conhecendo e entendo cada processo do tratamento clínico.
Venha conhecer nossos especialistas, e conversar sobre as suas necessidades. Atendemos com profissionais multidisciplinares nas áreas de nutrição, psicologia e psicopedagogia, ajudando crianças, adolescentes e adultos a lideram da melhor forma possível com a suas necessidades clínicas e sociais.