A Psicopedagogia no Déficit de Atenção

A Psicopedagogia no Déficit de Atenção

jeanphillipe

Quando falamos em lidar com portadores de TDAH, falamos também em interdisciplinaridade, ou seja, são necessárias também outras intervenções, entre elas a psicopedagógica, que se volta para a construção de condições para que o sujeito possa situar-se de forma adequada, e o comportamento patológico situar-se em um segundo plano.

O psicopedagogo exerce um trabalho de reflexão e orientação familiar, possibilitando elaboração acerca do direcionamento das condutas que favorecem a adequação e integração do indivíduo com TDAH, trazendo perspectivas sob diretrizes de vida e evolução.

A criança ou adolescente portador de TDAH precisa ser estimulada de maneira correta em tempo integral, para que mantenha sua atenção no que está fazendo ou estudando. Neste processo, o psicopedagogo tem papel importante, cabendo-lhe intervir no método cognitivo, junto à construção do saber, e fazer com que o paciente sinta-se capaz de ter um bom desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal.

O profissional pode focalizar dificuldades específicas da criança, em termos de habilidades sociais, criando um espaço e situações para desenvolvê-las, por meio da interação com a criança por intermédio de qualquer atividade lúdica

Com isso a criança ou adolescente poderá desenvolver habilidades como:

– Saber ouvir

– Iniciar uma conversa

– Olhar nos olhos para falar

– Fazer perguntas e dar respostas apropriadas

– Oferecer ajuda para alguém

– Brincar cooperando com o grupo

– Sugerir outras brincadeiras, usando sua criatividade

– Agradecer, falando obrigado

– Saber pedir por favor

– Manter-se sentada ou quieta por um período

– Saber esperar sua vez para falar ou jogar

– Ser amigável e gentil

– Mostrar interesse em algum assunto

– Respeitar o outro como um ser diferente que possui sentimentos e diferentes opiniões

– Dar atenção as outras pessoas

– Saber perder, entendendo que não se pode sempre ganhar

Durante o processo de aprendizagem, o psicopedagogo está voltado para o portador de TDAH, sempre considerando as realidades objetivas e subjetivas que habitam o entorno da criança e/ou adolescente. Além disso, deve considerar também o conhecimento em sua complexidade dentro de uma dinâmica, onde os aspectos afetivos, cognitivos e sociais se complementam.


A VIDA LEVE foi idealizada com o propósito de fornecer serviços especializados adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Propomos um atendimento humanizado, e focado no tratamento individual e único para cada paciente.

Entendemos que cada pessoa é única, e neste contexto priorizamos a história individual, desta forma iremos tratar e auxiliar o paciente em toda a etapa de sua terapia, conhecendo e entendo cada processo do tratamento clínico.

Venha conhecer nossos especialistas, e conversar sobre as suas necessidades. Atendemos com profissionais multidisciplinares nas áreas de nutrição, psicologia e psicopedagogia, ajudando crianças, adolescentes e adultos a lideram da melhor forma possível com a suas necessidades clínicas e sociais.