Vamos falar sobre jejum Intermitente!

A imagem mostra uma pessoa de garfo e faca sobre a mesa e dentro do prato, há um relógio despertador para simbolizar que no jejum intermitente só se pode comer em horários longos e com hora marcado.

Recentemente, fizeram-me uma pergunta sobe jejum intermitente e gostaria de compartilhar com vocês o assunto.

“Estou pensando em começar fazer jejum intermitente, tipo de 08 da manhã às 18:30 da noite todo dia. Pode ser prejudicial? Você poderia me falar o que acha sobre. Obrigado.”

Paciente xyz

O objetivo desse post, é falar de forma breve e um pouco reflexiva sobre o tema.

Não desejo aqui, esmiuçar todas as problemáticas que envolvem essa ferramenta dietética pois fazê-lo demandaria um post extremamente grande.

Nos últimos anos, a prática do jejum intermitente tem ficado cada vez mais comum e banalizada entre o meio.

Vejo muitas pessoas que não são da área de Nutrição receitando e ensinando como fazer jejum intermitente e muitos profissionais nutricionistas recomendando aos seus pacientes de forma banalizada.

Na internet, existem milhares de “receitas caseiras” de como fazer um excelente jejum intermitente sem perder massa magra e otimizando o máximo da perda da massa gorda durante a técnica.

Falar sobre jejum intermitente é na maioria das vezes entrar em tabus sobre imediatismo que a sociedade moderna nos colocam . A longo prazo, pode ter consequências significativas para todos os seus praticantes.

Acredito, que um dos grandes motivos para o jejum intermitente estar tanto em voga seja pelos seus rápidos efeitos obtidos (porém, não tão benéficos a longo prazo). Ou seja, o indivíduo ao fazer jejum intermitente, consegue de objetivar uma perda de peso de maneira extremamente rápida.

A prática fica mais comum nos chamados “projetos verão” ou então do “eu preciso colocar essa roupara para o casamento da minha amiga! ”.

Conforme disse em outro post: Death Note e o controle dos pais, nossa sociedade está cada mais apressada. Estamos sempre precisando fazer tudo em nossas vidas de maneira otimizada.

O processo de otimização, atinge todas as classes e de todas as maneiras e na alimentação não seria diferente.

Não recomendo que façam jejum intermitente a não ser que estejam acompanhados de um profissional de nutrição. Pois as consequências a longo prazo podem ser danosas.

Na literatura o tema causa bastante controvérsia, mas seus efeitos a longo prazo são claros: que existe sim efeitos danosos caso não seja feito de maneira correta. O jornal El Pais explica um pouco melhor sobre o tema e seus malefícios.

Minha posição aqui, não é discutir sobre os benefícios a curto prazo desse método. Pois, sim eles existem e são indiscutíveis possuem seus efeitos.

Então, sim jejum intermitente é uma prática muito complexa e eu só recomendo em alguns caso e bem específicos e por um período curto de tempo.

Qualquer pessoa pode fazer jejum intermitente?

NÃO. POIS, É PRECISO UMA AVALIAÇÃO ESPECÍFICA PARA ENCAIXAR A SUA NECESSIDADE EM UM JEJUM INTERMITENTE.

O jejum intermitente é uma das práticas mais antigas da humanidade em termos de dieta e ela foi parte fundamental de nossa sobrevivência como espécie humana.

Vale lembrar que nossos corpos ainda são os mesmos dos homens das cavernas e fazer jejum era mais do que importante, mas sim primordial; pois, tínhamos a menor ideia de quando iríamos comer novamente.

Existe toda uma via metabólica importante que eu não consigo explicar em poucas linhas tudo que o jejum trabalha, mas ele feito de forma incorreta é muito mais danoso que benéfico.

Um adendo de curiosidade que ninguém se pergunta: todos nós fazemos jejum em uma hora do dia. À noite, geralmente, nossa última refeição é o jantar as 19 ou até as 21 e perduramos sem se alimentar até as 8 ou 9 da manhã dependendo a hora que você acorda.

Esse jejum, é extremamente benéfico para o nosso corpo, saudável e não tem prescrição nem recomendação médica específica.

Então, antes de começar a fazer receitas de jejum intermitente que olhou na internet saiba que as consequências são muito danosas. E nunca deixe de procurar um profissional para fazê-lo.


A VIDA LEVE foi idealizada com o propósito de fornecer serviços especializados adaptados às necessidades específicas de cada paciente.

Propomos um atendimento humanizado, e focado no tratamento individual e único para cada paciente.

Entendemos que cada pessoa é única, e neste contexto priorizamos a história individual, desta forma iremos tratar e auxiliar o paciente em toda a etapa de sua terapia, conhecendo e entendo cada processo do tratamento clínico.

Venha conhecer nossos especialistas, e conversar sobre as suas necessidades. Atendemos com profissionais multidisciplinares nas áreas de nutrição, psicologia e psicopedagogia, ajudando crianças, adolescentes e adultos a lideram da melhor forma possível com a suas necessidades clínicas e sociais.

jeanphillipe

Nutricionista, gastrônomo e chefe de cozinha. ALIMENTO NÃO ENGORDA. O que engorda são os excessos.

You may also like...