Quando precisamos da ajuda de um psicólogo?
Muitas vezes, temos receio do que não conhecemos. Ou, talvez, uma primeira experiência não tão boa nos faça querer desistir de buscar ajuda. Porém, é preciso dar uma chance para melhorar a qualidade de vida e a saúde emocional.
Quando você sente que está fora de controle, que a tristeza, a ansiedade e a angústia te paralisam, ter o apoio de um psicólogo é fundamental.
“Quando uma pessoa não está conseguindo manejar uma situação, um acontecimento da vida de uma forma autônoma, sozinha, ela precisa de um profissional de saúde mental. Então, a gente sente que as emoções estão transbordando e que não está conseguindo dar conta. A gente não aprende em lugar nenhum a lidar com nossas emoções, então, é natural que a gente tenha dificuldade”.
Todos aqueles que sentem que precisam de um apoio para organizar seus pensamentos e emoções, de forma especializada através da Psicologia, com a certeza de que terá uma escuta atenta e sem julgamento.
Quando uma pessoa precisa de um psicólogo?
Muitas situações de sofrimento na vida fazem com que uma pessoa precise de um psicólogo: luto, ansiedade, estresse em decorrência do excesso de trabalho, pressão por ser bem sucedido, dificuldades nos relacionamentos.
“Um medo que se transforma em ansiedade e um Transtorno de Pânico, por exemplo. Uma tristeza diante da perda de alguém que se transforma em melancolia e vira uma depressão. Um estresse que, se não tratado, vira um Burnout. Todos os agravamentos emocionais que acarretam numa desordem emocional, inclusive com uma ajuda psiquiátrica para sair da crise”.
Outra situação que faz uma pessoa precisar da ajuda de um psicólogo são dúvidas sobre os rumos da própria vida. “A pessoa não tá feliz no trabalho, quer encontrar uma outra opção, mas não sabe como começar. E a terapia é um espaço onde pode-se pensar com uma outra pessoa a respeito dessa insatisfação e quais caminhos percorrer. Pode ser questões amorosas, sair ou não de um relacionamento, enfim, todas as decisões que muitas vezes a vida nos impõe”, explica.
Orientação profissional e de casais que estão com dificuldades também são assuntos que geram o interesse. “Os casais, em geral, que estão com dificuldades no relacionamento e que buscam, através da terapia, se separar melhor ou desenvolverem ferramentas para melhorar esse relacionamento”.
Em que um psicólogo pode me ajudar?
Um psicólogo pode ajudar o paciente de diversas maneiras. Porém, a primeira coisa é a construção de um vínculo entre eles. A pessoa precisa se sentir segura para falar de suas emoções e pensamentos mais profundos. “Diante de uma situação de luto, estresse e mudança de vida, por exemplo, a pessoa tem alguém ali por ela, que quer o melhor para ela, que está com uma escuta terapêutica especial que vai contribuir para que ela se sinta amparada”
O psicoterapeuta também encontrará, junto ao paciente, formas de manejar as emoções, a ansiedade, o estresse, sem que ele prejudique a qualidade de vida. “Quando a gente está numa crise muito grande, a gente acaba se desorganizando e não conseguindo trabalhar. O terapeuta contribui para que a funcionalidade do cliente continue acontecendo.
Psicoterapia conta com apoio da psiquiatria?
Em alguns casos, sim. Isso porque o psicólogo não pode fazer prescrição de medicamentos – ato exclusivo aos médicos, que podem receitar remédios necessários para equilibrar neurotransmissores, por exemplo, que estejam necessitando da ajuda química.
“Quando a gente observa que há um transtorno, um medo que se transforma em crise de pânico e precisa tratar, a gente não pode deixar sem tratar. Uma tristeza diante de um luto que caminha para a depressão e não pode deixar sem medicação. Quando a gente caminha para um quadro agudo, onde essa emoção se transformou em transtorno, precisa de uma ajuda psiquiátrica através de medicação. São nesses momentos que a psiquiatria se torna aliada dos processos psicoterapêuticos”.
Reportagem na integra no ESTADÃO
A VIDA LEVE foi idealizada com o propósito de fornecer serviços especializados adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Propomos um atendimento humanizado, e focado no tratamento individual e único para cada paciente.
Entendemos que cada pessoa é única, e neste contexto priorizamos a história individual, desta forma iremos tratar e auxiliar o paciente em toda a etapa de sua terapia, conhecendo e entendo cada processo do tratamento clínico.
Venha conhecer nossos especialistas, e conversar sobre as suas necessidades. Atendemos com profissionais multidisciplinares nas áreas de nutrição, psicologia e psicopedagogia, ajudando crianças, adolescentes e adultos a lideram da melhor forma possível com a suas necessidades clínicas e sociais.